Biografia

LUNA SEA

Local: Japão
Período de atividades: 1989 a 2000, 2007-2008, 2010 até o presente.
Gravadora(s): Extasy Records, MCA Victor → Universal Music, Avex Trax, Universal Music

Membros | Discografia | Videografia



-Da escola às pequenas livehouses-

INORAN e J eram amigos de escola e formaram uma banda, da qual a chamaram de LUNACY (loucura). INORAN era guitarrista e J preferiu assumir o contrabaixo. Com a formatura na escola, alguns membros deixaram o grupo.

Os dois garotos logo procurariam por novos membros e, num show da banda PINOCCHIO, convidaram o baterista Shinya para algumas performances como membro suporte. Mais tarde, Shinya foi convidado a se tornar membro oficial do LUNACY (após uma ligeira passagem pela banda KASHMIR), mas este insistiu que só entraria na banda se o guitarrista que o acompanhou no PINOCCHIO (e KASHMIR) também fosse convidado. Este guitarrista era SUGIZO.

Em seguida, convidaram um vocalista que era conhecido como RAYLA, que acabara de sair da banda SLAUGHTER. Ao entrar no LUNACY, o vocalista decidiu carregar seu nome real, RYUICHI.

O LUNACY, já com seus cinco membros oficiais, fez sua grande estreia no dia 6 de maio de 1989. O segundo concerto do grupo foi no Machida Play House, no dia 29 de maio do mesmo ano. Uma fita demo autointitulada deste show foi gravada em uma tiragem de 100 cópias e foi vendida em shows na área de Machida. A banda se mudou para a região metropolitana de Kantou e adotou a Meguro Live Station como sua casa de shows. Uma segunda fita demo, intitulada SHADE, foi gravada e lançada numa tiragem de 1.000 cópias para serem vendidas nos shows.

Um novo show realizado no Machida Play House no dia 17 de dezembro de 1989 teve todos os 150 ingressos vendidos.

O primeiro aniversário do LUNACY foi comemorado com um concerto no Machida Play House no dia 10 de junho de 1990. O show foi tão especial que o traje deveria ser preto e uma nova fita demo, nomeada LASTLY, foi distribuída no show.

A banda realizou novo show no Meguro Live Station no dia 24 de novembro do mesmo ano e teve todos os ingressos esgotados. Neste show a banda anunciou que mudaria seu nome para LUNA SEA.

Logo em seguida, a banda seria descoberta por Hideto Matsumoto, o HIDE do X JAPAN. O LUNA SEA, apresentado por HIDE ao YOSHIKI (líder, baterista e pianista do X JAPAN), assinou contrato com sua primeira gravadora, a indie EXTASY RECORDS, da qual YOSHIKI fundou e era dono.



-Cena indie-

A “estreia” do LUNA SEA (tanto com o novo nome, quanto pela gravadora) aconteceu no Meguro Live Station em dois shows marcados nos dias 10 e 11 de janeiro de 1991, com todos os ingressos esgotados.

A banda foi ganhando mais visibilidade graças à EXTASY RECORDS, que, inclusive, organizou um evento chamado Rock-f GUERILLA WARFARE, realizado no Shibuya Koukaidou, em fevereiro, e uma turnê chamada EXTASY RECORDS NUCLEAR FUSION TOUR que passou pelas cidades de Tóquio, Yokohama, Nagoya e Osaka durante o mês de março, com todos os ingressos vendidos.

O LUNA SEA logo lançou seu álbum debutante, que carregava o mesmo nome da banda, no dia 21 de abril de 1991. Neste dia, a banda divulgou seu lançamento no Shinjuku NISSIN POWER STATION, na frente de 800 pessoas.

Para promover o primeiro disco, a banda realizou um show no Osaka Nanba Rockets no mês de maio, seguido de duas turnês nacionais intituladas UNDER THE NEW MOON TOUR EPISODE, com sete datas e mais de 2.800 ingressos vendidos, e UNDER THE NEW MOON TOUR EPISODE II, com 22 datas e mais de 3.500 ingressos vendidos.
O último show foi nomeado UNDER THE NEW MOON TOUR FINAL EPISODE, com uma performance na casa Nihon Seinenkan, diante de 1.250 pessoas. Este show teve que começar com uma hora de atraso devido a um tufão.

No dia 30 de setembro, o LUNA SEA participou do Extasy Summit no Nippon Budokan, evento organizado por YOSHIKI que contou com a participação de algumas bandas da gravadora. No final do show, todas as bandas se reuniram para uma performance da música Anarchy in the UK, dos Sex Pistols.

O sucesso da banda aumentava mais e mais. Uma terceira turnê no mesmo ano foi realizada. Nomeada UNDER THE NEW MOON TOUR FINAL EPISODE III, a turnê foi realizada no mês de outubro com o planejamento de 13 datas e teve um público de mais de 7.000 pessoas. Em seguida, dois shows para finalizar a turnê foram realizados no Nihon Seinenkan nos dias 29 e 30 de dezembro. Neste dia 30, foi anunciado que o LUNA SEA iria assinar contrato com a gravadora MCA Victor no ano seguinte (1992), tornando a banda major. A banda anunciou, também, que em janeiro seria estabelecido seu fã-clube oficial, nomeado SLAVE.

Em março de 1992, o LUNA SEA fez sua última turnê indie, nomeada DEAR SLAVES TOUR, na qual a última apresentação foi realizada na casa Machida Play House para 200 pessoas. A banda tocou seu primeiro álbum inteiro, seguindo a tracklist original e mais algumas músicas. Foi a última apresentação indie do LUNA SEA.



-Escalando o sucesso-

A grande estreia major do grupo se deu com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, IMAGE (que atingiu o 9º lugar no ranking da Oricon). A fim de promover seu novo disco, o LUNA SEA elaborou sua primeira turnê major intitulada LUNA SEA CONCERT TOUR 1992 IMAGE OR REAL. A turnê possuiu sete datas e obteve mais de 7.000 ingressos vendidos, o que levou a incluírem mais três datas no cronograma. Uma segunda turnê foi organizada para setembro e nomeada AFTER THE IMAGE.

Em 1993, o LUNA SEA lançou seu primeiro single, BELIEVE, e seu terceiro álbum de estúdio, EDEN. Em seguida, foi lançado o segundo single do grupo, IN MY DREAM (WEITH SHIVER).

A banda logo embarcaria em uma nova turnê em abril, nomeada SEARCH FOR MY EDEN. O último show da turnê era para ser realizado no dia 27 de abril, mas teve que ser remarcado para o dia 30 do mesmo mês, devido a um tufão. Como essa foi a segunda vez que um show tão esperado foi adiado por culpa de um tufão, o LUNA SEA logo ganharia o apelido de “banda que invoca tempestades”.

Contudo, uma nova turnê foi planejada e nomeada THE GARDEN OF SINNERS, que decorreu de dezembro de 1993 a fevereiro de 1994 com 20 shows e mais de 40 mil ingressos vendidos. O último show da turnê estava marcado para o dia 12 de fevereiro no YOKOHAMA ARENA e teve que começar com 1 hora de atraso por causa de uma forte nevasca que atingiu a região.

No dia 21 de julho de 1994, era lançado o single ROSIER, que se tornou o primeiro grande hit da banda, alcançando o 3º lugar no ranking da Oricon. E em 21 de setembro o LUNA SEA atingiu pela primeira vez o 1º lugar da Oricon com o lançamento do single TRUE BLUE.

Ainda em 94, em outubro a banda lançou seu 4º álbum, MOTHER, e atingiu a marca de 700 mil cópias vendidas em poucas semanas. Ainda sobrou tempo para fazer três apresentações no Budokan e outra no Osaka-jou Hall, com mais de 40 mil ingressos vendidos nos quatro shows.

Em 1995, a banda lançou o single MOTHER no dia 22 de maio. Logo em seguida, o quinteto saiu para mais uma nova turnê, intitulada MOTHER OF LOVE, MOTHER OF HATE que obteve 31 shows agendados e mais de 63 mil espectadores.

O LUNA SEA atingiu novamente o topo das paradas com o lançamento do single DESIRE. No dia 23 de dezembro o grupo realizou sua primeira apresentação no TOKYO DOME com um concerto nomeado LUNATIC TOKYO. Show este que teve todos os seus 56 mil ingressos vendidos em menos de um dia.

No ano de 1996, tanto o single END OF SORROW quanto o 5º álbum STYLE ocuparam o topo da Oricon mais uma vez. Um pouco mais tarde, a música IN SILENCE foi escolhida para ser tema do drama de TV Chicago Hope. Consequentemente a música foi lançada em single.

No segundo semestre de 96, a banda realizou uma nova turnê, intitulada LUNA SEA CONCERT TOUR 1996 UN ENDING STYLE que foi dividida em duas partes. A primeira parte teve 16 shows entre julho e agosto, somando um público de mais de 120 mil pessoas no total. A segunda parte, intitulada TO RISE, teve mais 28 shows entre outubro e novembro, com mais de 58 mil espectadores.

O último show desta grande turnê foi nomeado FINAL Christmas STADIUM~Mafuyu no Yagai~  e realizado no Estádio de Yokohama, para mais de 40 mil pessoas. Após o fim do show, a banda anunciou que entraria em hiatus para permitir que todos os membros seguissem com seus projetos solo.

SUGIZO foi quem sugeriu a pausa e foi apoiado por RYUICHI, enquanto J e Shinya não concordaram. INORAN preferiu se manter neutro na decisão.




-Retorno e último ato-

Durante o ano 1997 os cinco membros focaram suas carreiras solo, nas quais lançaram seus primeiros álbuns, cada. RYUICHI lançou Love; SUGIZO lançou TRUTH?; INORAN lançou Sou; J lançou o PYROMANIA e Shinya lançou seu único álbum solo até hoje, o No Sticks.

No ano de 1998, o quinteto decidiu retornar o LUNA SEA e lançaram três singles consecutivos e bem sucedidos. STORM e SHINE alcançaram o topo da Oricon e I for You atingiu o 2º lugar do ranking. Inclusive, I for You foi escolhida para ser tema do drama de TV Kamisama, mou dake sukoshi.

Foi, então, lançado o 6º álbum do grupo, SHINE, que vendeu milhões de cópias, uma nova marca para o LUNA SEA. A música BREATHE foi escolhida para ser tema da versão japonesa do filme Mulan, da Disney.

A partir do dia 24 de setembro, a banda saiu em mais uma turnê, intitulada WALT DISNEY PICTURES PRESENTS MULAN MEETS LUNA SEA CONCERT TOUR 1998 SHINING BRIGHTLY, que teve 33 shows agendados e mais de 150 mil ingressos vendidos. A turnê se encerrou com dois shows no TOKYO DOME. Esta turnê tornou-se a mais bem sucedida da banda em toda a sua história.

Em 1999, o LUNA SEA realizou sua primeira turnê fora do Japão. Nomeada LUNA SEA FIRST ASIAN TOUR 1999, o grupo fez shows em Taiwan, Hong Kong e Shangai, com um público de mais de 9.000 pessoas.

No dia 29 de maio do mesmo ano, a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, o NEVER SOLD OUT. No dia seguinte o LUNA SEA realizou um show especial em comemoração ao seu 10º aniversário com um palco ao ar livre construído em Tóquio.
Porém, três dias antes ao evento o local foi atingido por um forte vento que causou prejuízos ao palco e aos tambores de Shinya. A gestão do evento poderia recuperar os danos graves causados pelo tufão, graças a uma ideia de SUGIZO: uma vez que o show se chamava "NEVER SOLD OUT", ele decidiu que quem pagasse a taxa de entrada poderia ver o show sem limite de capacidade. Foi o show com maior público presente do LUNA SEA, com mais de 100.000 espectadores.

No dia 23 de dezembro, o LUNA SEA tocou junto com a banda GLAY em um show especial de Natal no TOKYO DOME.

No dia 1º de janeiro de 2000, à partir das 0h, a banda realizou um show especial de início de ano no Zepp Tokyo, para uma plateia de 3.000 pessoas.

No primeiro semestre de 2000, o LUNA SEA lançou dois novos singles (gravity e TONIGHT) e, consequentemente, seu 7º álbum de estúdio intitulado LUNACY. Um show especial foi organizado no Budokan para promover o novo disco. Em seguida, o grupo iniciou duas novas turnês nomeadas BRAND NEW CHAOS, uma em julho e outra em outubro.

No dia 8 de dezembro, a banda lançou seu 14º single, LOVE SONG, e no mesmo dia, em HONG KONG, anunciou que iria terminar as atividades após dois shows consecutivos no TOKYO DOME. Os últimos shows tiveram suas músicas, para os dois dias, escolhidas pelos próprios fãs através de uma enquete no site da banda. Nos dias 26 e 27 de dezembro ocorreram, então, os shows do THE FINAL ACT.



-Reuniões-

Após sete anos do show que encerrou as atividades, os cinco membros do LUNA SEA decidiram se reunir para um concerto especial no TOKYO DOME, nomeado GOD BLESS YOU ~One Night Déjàvu~ e realizado na noite do dia 24 de dezembro de 2007. Os principais motivos deste show foram para comemorar os 15 anos da estreia major do LUNA SEA e os 10 anos de carreira solo dos integrantes da banda.

Em 2008, uma nova reunião aconteceu. O LUNA SEA foi convidado para participar do evento hide Memorial Summit e fez sua apresentação antes da banda X JAPAN. Durante a apresentação do X JAPAN, a banda subiu aos palcos novamente para cantarem BELIEVE junto com ToshI, YOSHIKI  e cia. No final do show, LUNA SEA, X JAPAN e outras bandas fizeram uma performance conjunta da música X, hit do X JAPAN.



-Reinício, Turnê Mundial e novos trabalhos-

No dia 31 de agosto de 2010, veio a noticia que todos os fãs esperavam. Em uma coletiva de imprensa realizada em Hong Kong (no mesmo lugar onde a banda anunciou o fim de seu período) os cinco integrantes anunciaram que o LUNA SEA estava de volta como banda.
O grupo anunciou, também, sua primeira turnê mundial. Nomeada LUNA SEA 20th ANNIVERSARY WORLD TOUR REBOOT -to the New Moon-, a turnê passou por Alemanha, Estados Unidos, Hong Kong, Taipei e Japão, num total de 6 datas. Ocorreram dois shows no Japão, realizados no TOKYO DOME, nos dias 23 e 24 de dezembro.
A banda incluiu mais três shows no Japão, sendo o primeiro deles realizado no dia 25 de dezembro. Este show foi especial, pois a banda fez performances das músicas mais antigas, se vestindo no estilo visual, em referência aos tempos indies e do LUNACY (primeiro nome da banda). Os outros dois shows foram realizados nos dias 30 e 31 de dezembro, na cidade de Kobe. O show do dia 31 foi especial por ter contagem regressiva para o ano novo.

Em 2011, após os acidentes naturais ocorridos no Japão, o LUNA SEA lançou seu novo single, porém em formato digital. PROMISE foi lançada com a itenção de arrecadar fundos para serem doados para a Cruz Vermelha, em prol das vítimas dos fatos ocorridos no Japão.

Em outubro do mesmo ano, a banda realizou um show beneficente no Saitam Super Arena, com o mesmo intuito ao lançar o single digital. Nomeado LUNA SEA For Japan A Promise to The Brave, o show especial teve todos os seus ingressos vendidos em 5 minutos. Ao final do show, a banda prometeu que retornaria em 2012 com novas músicas.

Em 2012, o LUNA SEA lança seu novo single em formato físico, depois de 12 anos. THE ONE -crash to create-, música de 22 minutos, foi lançada com enorme sucesso, atingindo o 5º lugar no ranking da Oricon.



Créditos: Hyro e Saya, que me ajudaram com traduções e informações adicionais.